Pular para o conteúdo principal

A educação se faz através de diferentes formas de expressão

A Arte e a Literatura em seus olhares mais diversos, expressão histórico-educacional no desenvolvimento de habilidades.


Reflexões sobre Literatura, Arte e Educação


 Ou o texto dá um sentido ao mundo, ou ele não tem sentido nenhum. Lajolo (1994, p. 15)

 Fazer arte reúne processos complexos em que a criança sintetiza diversos elementos de sua experiência. No processo de selecionar, interpretar e reformar, mostra como pensa, como sente e como vê. A criança representa na criação artística o que lhe interessa e o que ela domina, de acordo com seus estágios evolutivos. Uma obra de arte não é a representação de uma coisa, mas a representação da relação do artista com aquela coisa. [...] Quanto mais se avança na arte, mais se conhece e demonstra autoconfiança, independência, comunicação e adaptação social. (ALBINATI, 2009, p. 4).
 No processo de educação realizam-se, ainda, dois movimentos: um primeiro, em que é feita a mediação entre o social, a prática construída e o indivíduo, no qual se forma a base dos pensamentos individual e coletivo e é quem possibilita a continuidade do processo histórico da cultura; e em segundo, que se caracteriza pela mediação que a palavra e a imagem fazem entre o pensamento individual e o social e pela possibilidade que cada um tem de ser sujeito, de reelaborar produzindo o novo, revelando como a educação se envolve na tensão entre o individual e o social. (MELO; TOSTA, 2008, p. 55).





A Educação é assim que se faz, através das múltiplas expressões que transcendem o individual e se configuram na formação global, cultural e histórica da sociedade contemporânea. 
Acredito que quebrando as "gavetas " do saberes teremos a oportunidade de nos aproximar da essência do aprender e do ensinar , no desenvolvimento e no aprimoramento de habilidades e saberes, de educadores e educandos. 

É preciso mais do que acumular informações. É preciso selecionar, editar, partilhar e interagir com o conhecimento de forma a trazer um novo significado ao que realmente importa. Somos agora, mais do que nunca, protagonistas de nossa evolução pessoal, social e digital. (Adriana Pinho)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avaliação por rubrica

Segue o link da minha Avaliação por Rubrica: https://docs.google.com/a/colegiomagno.com.br/document/d/1CyNTWyoUe42mBuQysl4g5DPbHfeN5ZwGCyuz_sKIBoM/edit?usp=sharing

Derrubando o limite do conceito de Arte e do objeto de Arte

O CÉU AINDA É AZUL, VOCÊ SABE... 1 abril a 28 maio Com curadoria de Gunnar B. Kvaran, crítico islandês e diretor do Astrup Fearnley Museum of Modern Art, em Oslo, a exposição O CÉU AINDA É AZUL, VOCÊ SABE... pretende revelar os elementos básicos que definem a vasta e diversa carreira artística de Yoko Ono – uma viagem pela noção da própria arte, com forte engajamento político e social. http://www.institutotomieohtake.org.br/exposicoes/intero

Ferramentas Tecnológicas

Ferramenta para criar projetos e design gráficos bem interessantes. Confira uma sugestão de projeto criada em uma nova ferramenta de apresentação no link abaixo: https://my.visme.co/projects/01oz7pm1-befunky